Abaixo-Assinado (#4327):
Nós, cidadãos abaixo assinados, esperamos, sinceramente, com esse instrumento democrático, sensibilizar as autoridades responsáveis pela idealização, planejamento e concretização do Metrô - Linha 2 de Porto Alegre, para que o trajeto seja estendido até o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo que passamos a expor e requerer:
Nossa Universidade é uma instituição com mais de um século de história, reconhecida nacional e internacionalmente, que ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.
Mais de 30 mil pessoas, entre estudantes e servidores circulam diariamente pela UFRGS. A maior parte delas trabalha ou estuda no Campus do Vale. Ao lado deste campus está a Santa Isabel (vila que possui a maior população de Viamão), onde a maior parte das famílias utiliza transporte de massas devido ao baixo poder aquisitivo. Dada a proximidade desta vila com o campus e pelas diferenças de tarifas entre os ônibus de Porto Alegre e de Viamão, boa parte de seus moradores utilizam os ônibus que saem do campus.
Entre as diretrizes gerais da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana está "promover condições de acessibilidade dos cidadãos aos bens e serviços essenciais, ao trabalho, à moradia e ao lazer". Também deve esta "promover a ampliação da segurança e da qualidade de vida através do aumento da mobilidade e de acessibilidade de todas as pessoas, principalmente das mais carentes e/ou com mobilidade reduzida."
Em vista do exposto, requeremos que o trajeto da Linha 2 do Metrô de Porto Alegre seja estendido até o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, não sendo possível por razões técnicas, ao menos até a Avenida Bento Gonçalves, próximo ao número 10 mil.
O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.