Abaixo-Assinado (#8861):
As organizações da sociedade civil e cidadãs/os abaixo-assinados, residentes em Portugal, tendo tomado conhecimento:
1 - Da detenção, até agora inexplicada, do Eng.º Agostinho Chicaia, na tarde de Segunda-Feira, 20-06-2011, no Aeroporto Internacional de Ndjili, em Kinshasa, RDC, pelas autoridades migratórias daquele país, quando se preparava para viajar para Harare, no quadro das suas atribuições ambientalistas, ao serviço das Nações Unidas.
2 – Que esta prisão, terá sido efectuada a pedido das autoridades angolanas, que não se pronuncia, que teria fornecido uma lista de pessoas a "caçar", de entre as quais Agostinho Chicaia, desconhecendo-se, até ao momento, os restantes integrantes da referida lista.
As organizações da sociedade civil e cidadãs/os abaixo-assinados, residentes em Portugal, sabendo que:
O Eng.º Agostinho Chicaia tem residido ultimamente em Ponta Negra (República do Congo), de onde coordena o Projecto Transfronteiriço de Mayombe, do PNUA. Nesta qualidade, tem mantido contactos com as autoridades angolanas para uma maior integração do País nesse projecto regional de biodiversidade que visa a preservação do ambiente e o aproveitamento dos recursos disponíveis no Maiombe.
O Eng.º Agostinho Chicaia presidente da Associação Cívica Cabindense Mpalabanda, ilegalizada pelo Governo Angolano (com recurso pendente no Tribunal Supremo desde 2006) tem sido, a exemplo dos demais membros da Sociedade Civil Cabindesa, sistematicamente perseguido pelas autoridades angolanas, pelos dois únicos motivos de defender, por um lado, uma solução pacífica e honrosa para o conflito em Cabinda e, por outro, o respeito pelos direitos humanos das populações daquele enclave.
Pelas razões acima apresentadas, as organizações da sociedade civil e cidadãs/os abaixo-assinados, residentes em Portugal, exigem do Governo Angolano e das autoridades da República Democrática do Congo (RDC), a sua libertação imediata e incondicional.
As organizações e cidadãs/os subscritores:
O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.