Criação do Edital Jornalismo Independente - San Juan

Destinatário: Marcos Henrique San Juan

Nós, cidadãos preocupados com a liberdade e a qualidade do jornalismo no Brasil, por meio deste abaixo-assinado manifestar nossa demanda e apoio à criação de um edital para o jornalismo independente, denominado “Edital de Jornalismo Independente San Juan”, como forma de promover o fortalecimento e a valorização do jornalismo independente em nosso país.

A iniciativa de Marcos San Juan reflete a sua realidade e a importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea e a necessidade de criar condições favoráveis para o crescimento. Com o “Edital Jornalismo Independente San Juan”, o jornalista enfatiza que para que o projeto se torne uma realidade é necessário o apoio das mídias independentes, que vivem e entendem essa realidade, por isso seja um apoiador deste projeto e assine a Petição abaixo.

O jornalismo independente desempenha um papel fundamental na democracia, proporcionando a pluralidade de vozes, a diversidade de perspectivas e a busca pela verdade factual. No entanto, é notório que os veículos de comunicação tradicionais muitas vezes não conseguem abranger toda a gama de assuntos relevantes e priorizam determinadas agendas, deixando lacunas importantes na cobertura jornalística. O Edital de Jornalismo Independente San Juan proposto, visa a fomentar a produção de conteúdo jornalístico independente, por meio do financiamento de projetos, que sejam comprometidos com a ética, a imparcialidade, a investigação aprofundada e a prestação de contas. O edital seria aberto a jornalistas independentes, coletivos e veículos independentes, garantindo a participação e a democratização do acesso aos recursos que serão disponíveis.

Nesse sentido, solicitamos que o Sindicato dos Jornalistas, a FENAJ, a ABRAJI, dos órgãos governamentais responsáveis pela promoção da mídia e da comunicação, como o Ministério das Comunicações e todas as mídias locais e independentes se empenhem em ajudar a criação e implementação desse edital, estabelecendo critérios transparentes e democráticos para a seleção dos projetos a serem financiados. Além disso, solicitamos o apoio para a captação de recursos junto a instituições públicas e privadas, de modo a garantir a sustentabilidade e a continuidade do edital.

Assim, convidamos a todos os cidadãos comprometidos com a promoção de um jornalismo independente e plural a assinarem este abaixo-assinado, demonstrando o apoio a essa causa importante para a democracia e o livre acesso à informação.