Abaixo-Assinado (#5913):

REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA PELA IMPLANTAÇÃO EM JOINVILLE DA ESCOLA DE BELAS ARTES DE FLORENÇA DA ITÁLIA.

Destinatário: forum_sc_artesvisuais@googlegroups.com

REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
PELA IMPLANTAÇÃO EM JOINVILLE DA
ESCOLA DE BELAS ARTES DE FLORENÇA DA ITÁLIA.


Viemos por meio desta, descrever e solicitar a atenção dos leitores no seguinte assunto:

No último mês de fevereiro de 2010, ao retornar de mais um da suas viagens à Europa, o então Governador do Estado de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira (PMDB), anunciou a assinatura de um contrato\termo para implantar, no Estado cinco unidades do Instituto de Belas Artes de Florença da Itália. As sucursais têm o objetivo de ensinar pintura, escultura e restauração nos moldes da escola italiana. A primeira unidade, na cidade de Joinville, tem o início de suas atividades previstas ainda em 2010.


O fato de Luis Henrique da Silveira arbitrariamente resolver, implantar um Instituto de Belas Artes da Florença no Brasil, em pleno século XXI, sem formar uma comissão de debate, sem qualquer análise de viabilidade técnica e conceitual anterior e sem uma consulta à sociedade, vai contra qualquer tipo de diálogo democrático. Deveria-se primeiro buscar saber da sociedade e dos profissionais (professores universitários, artistas, críticos e etc) o que de fato o Estado e sua população necessitam neste campo.

Defendemos ser imprescindível, antes de uma decisão deste calibre, consultar os interesses e necessidades da sociedade, da comunidade artística, seus profissionais e instituições (universidade, professores de arte, artistas, críticos, etc) a respeito de como pensam e esperam que o Estado possa intervir para contribuir com a real formação institucional do artista e o aprofundamento de seu pensamento artístico.

O Governo do Estado de Santa Catarina deveria, como fez o Governo Federal através do Ministério da Cultura, ter feito uma chamada pública da sociedade civil para buscar saber dos profissionais que hoje trabalham com Artes Visuais no Estado, o que seria necessário de fato nessa área, em termos de ações eficazes, que possam desenvolver um pensamento crítico e atual da produção artística e sua formação. Ouvindo a comunidade artística saberia que uma ação que poderia, por exemplo atender a demanda cultural no campo do ensino das artes visuais no Estado, seria a implantação do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em outras regiões do Estado.

Esta decisão autoritária do Governo é mais uma de uma série de ações, de um Estado que vem sucessivamente implantando metodologias européias, ignorando a produção contemporânea local e as características regionais, subestimando a capacidade intelectual e artística dos profissionais, pesquisadores e professores, que vivem e produzem em Santa Catarina sugerindo uma 'recolonização' cultural.

Fundamentada nestes argumentos, aqui resumidos, a Assembléia Estadual de Artes Visuais de Santa Catarina repudia desde já a iniciativa do Governo do Estado e para isso divulga esta informação e convida os demais artistas, produtores e cidadãos, num exercício de cidadania, a unirem-se a esta moção de repúdio assinando este documento.





link sobre as informações que saíram na mídia em SC sobre o assunto:
http://groups.google.com.br/group/forum_sc_artesvisuais/web

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.