Autorização fotografia não comercial no Parque do Ibirapuera

Destinatário: Comercial Urbia Parques

Viemos através deste abaixo assinado manifestar nossa imensa insatisfação com o processo para liberação de ensaios fotográficos pessoais (ensaios de família, gestantes, bebês) dentro do parque.

Antes da concessão à Urbia, fazia-se necessário pegar autorização apenas quando havia fins comerciais ou publicitários. No entanto, de alguns meses para cá, exigem que os fotógrafos não comerciais portem uma pulseirinha retirada no próprio dia das fotos, após preenchimento e assinatura de ficha, a qual está disponível em um único lugar, no coração do parque, onde o acesso mais próximo (portão 10), sequer possui estacionamento!

Faz-se necessário destinar aproximadamente 40 minutos a mais da nossa janela de trabalho para retirar uma pulseira que poderia, por exemplo, estar disponível nas portarias, junto aos seguranças, como é feito em tantos outros parques.

É válido citar que o Regulamento do Parque (que consta no próprio site da Urbia Parques), diz que é proibido "Filmar ou fotografar para fins publicitários sem a prévia autorização da Urbia" e fica aqui a vontade de ressaltar que a Fotografia de Família nada tem a ver com trabalho publicitário, uma vez que não envolve nenhuma marca, sendo portanto uma mera recordação pessoal para as famílias que nos contratam.

Gostaríamos de citar como alguns outros parques procedem, quanto a este tipo de registro:
Parque Villa Lobos: Dispensa autorização para trabalhos não publicitários
Parque do Povo: O fotógrafo assina um termo disponível logo na entrada do parque
Parque da Aclimação: O fotógrafo assina um termo disponível logo na entrada do parque
Parque Burle-Marx: Nos dá a oportunidade de fazer a liberação online pelo site e também pessoalmente, bem próximo as entradas do parque

Portanto, se extinguir a autorização for algo fora de cogitação, pedimos ao menos que revisem a maneira que temos acesso a ela. Se puderem disponibilizar os formulários/ pulseiras em três ou quatro diferentes portarias, já seria um grande avanço! E é válido dizer que os portões 1, 3, 5 e 7 são os acessos mais utilizados por nós.

Agradecemos a atenção e compreensão.
Aguardamos um retorno e estamos a postos para quaisquer esclarecimentos.